sexta-feira, 13 de março de 2009

O PODER DO DINHEIRO


Não há liberdade tão verdadeira como a liberdade financeira. Eu sei que isso não soa poético, mas a verdade nem sempre desce redondo.
Ninguém precisa ser rico pra ser “livre” (nesse sentido, veja, porque a escravidão, me disseram, já acabou), mas é necessário que entre o suficiente pra bancar os próprios sonhos, sem ninguém ter que questionar se você pode ou não. Mesmo que isso signifique entrar no cheque especial.
Conheço uma menina cujo sonho é botar silicone. Não questione sua decisão, sonho é sonho e ninguém tem nada com isso. Ela é linda, mas encasquetou que suas amigas loiras, de olhos azuis e peitudas chamam mais atenção (só quero deixar claro, essa podia mesmo ser a minha história, porque tenho várias amigas Barbies assim). Todo mundo acha uma bobagem, que não precisa, que ela tem um rosto lindo, que ela ponha o airbag duplo depois, blá-blá-blá. Ok, ou você tem peito, ou tem a auto-estima bem robusta. Mas e daí se a guria quer ir atrás dos seus peitos, herrrrr, quer dizer, sonhos?
Só que isso implica em $$$, o que requer esforço (a não ser que você seja herdeira – cargo, aliás, ao qual já me candidatei para a próxima encarnação. Entra na fila!). Vai explicar pro gerente do banco que você precisa de um empréstimo porque o seu ego anda abalado...
Por outro lado, já dizia Janis Joplin que “freedom is just another word for nothing else to lose”. E agora? Por outro lado, em um mundo tão dinheirista, livre é aquele que nada tem a perder? Ali, você está sendo contraditória!
Que nada! Minha teoria é que se você nada tem a perder, você ganha muito mais: ou porque tem talento e se permite correr atrás das oportunidades; ou porque há algo muito maior em jogo e que, bem, não tem preço.
Dizem que o desapego, aliás, é uma das orientações do budismo, no caminho da felicidade. Eu acredito mesmo nisso, embora o meu ser ainda não esteja preparado pra abrir mão de óculos de grife, roupas bacanas e outras coisinhas tolas que me fazem felizes. Ah, quanta involução nessa minha alma!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEI COMENTÁRIO. ADORO PARTICIPAÇÕES!