sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Basiquinho: Como chegar no seu destino - dicas de viagem


Organização de viagem é comigo mesmo, poucos assuntos me anima mais.

1) A primeira coisa que a pessoa tem que fazer - após definir pra onde ir, evidentemente - é CONHECER, geograficamente falando, o local de destino. Isso é fundamental, porque permite a execução dos próximos passos.

2) Faça uma lista de ITENS BÁSICOS que devem ser verificados antes do embarque: necessidade (ou não) de visto, transporte do aeroporto até o hotel (ou, ao menos, até o centro da cidade) e vice-versa, seguro-saúde, acomodações, dinheiro pra levar, etc. O básico mesmo. Isso porque (a não ser que a idéia seja mesmo se aventurar pelo mundo, mesmo tendo que que tocar flauta na estação de trem pra fazer um dinheirinho extra), O IMPREVISTO SAI CARO, ou seja, saindo com a "logística" do corpinho já organizada (e, por quê não?, já paga), se evitam imrpovisos e o desembolso de dinheiro não contabilizado. Lembre-se que, no desespero, a gente banca qualquer coisa.

3)Com a sua listinha, vá pra frente do computador e joga tudo no Google! Com o mapa da cidade já "incrustrado" no cérebro, fica fácil de analisar a relação custo x benefício de determinados serviços. Atira lá se o ponto é bem freqüentado, sempre há dicas de viajantes que fazem tais observações. Veja se é de fácil acesso, pois o custo de transporte, por vezes, é beeeem caro. Talvez valha a pena pagar um pouco mais, que a economia pode acabar sendo maior.

4) Visto isso, joga de novo no Google: hotels + (destino). Aparecem todas as opções, inclusive albergues, bed & breakfast, pousada, casa de família, hotel 5 estrelas. Já faça a reserva e atira no cartão de crédito!

5) Buenas, depois de reservar o hotel - aquele, de fácil acesso, coisa que você já sabia - o ideal é já providenciar o transporte, especialmente se você não sabe a língua do país. Poucas coisas são mais apavorantes que desembarcar de mala e cuia (a cuia, na verdade, eu aconselho a não levar) num país estranho, com gente estranha e língua estranha, sem saber sequer como sair do aeroporto. E, pior! Você está de férias, o tempo correndo, e tu ali, parado, no meio do aeroporto, sem saber pra onde ir, aquela coisa toda...vai por mim, compra o ticket do rail ou shuttle (a maioria dos aeroportos fora têm esses serviços) e já se sirija direto pro seu ponto de partida. (PELAMORDEDEUS, se for e-ticket, não esqueça de imprimi-lo ANTES e levá-lo!)

Por enquanto, é isso. Ao menos você já chegou!

Um comentário:

  1. Essa aí é expert em viagens!!!!!!! Séééério!
    Graças que eu vou contar com essa guia nos meus primeiros passos em Londres!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEI COMENTÁRIO. ADORO PARTICIPAÇÕES!