quarta-feira, 15 de julho de 2009

Aventura no MARGS


Aventura: Me despenquei, na 2a feira, pro MARGS, com a Mônica Leal (Secretária de Cultura do RS), pra abertura da exposição do Realismo na França. Sobre o evento em si, aguardem, porque já mandei um texto pra South Star. É imperdível!
Observações paralelas? Muitas!
Me diverti horrores. Corri que nem uma doida atrás da Mônica (veja bem, eu estava VIP, mas AINDA sou meio da ralé, então não dava pra desgrudar, sob pena de ficar pra trás do cordão...). Apesar de esse mundo da política ter um certo glamour quando se trata do 1o escalão...Olha, dá um trabalho danado! Primeiro, porque chegar até lá não é fácil. Exige dedicação e horas, muitas horas da vida particular perdida em prol do trabalho público. SEgundo, porque exige esforço pra levar adiante seus projetos. Terceiro -e pior de tudo - requer estômago pra agüentar tanta falsidade e "puxadas de tapete".
Mas, bem, esse não era o mote da noite. Podem me chamar de deslumbrada, eu não ligo. A Governadora lembrou do meu texto e me gritou "Energia!". Me achei, e não venha me dizer que você não sentiria o mesmo, por mais PSOL roxo que seja. Não bastasse isso, pude acompanhar de pertinho a 1a volta pelo acervo, e ouvir todos os comentários dela. Ela é muito engraçada, chega a desconcertar as pessoas mais formais com alguns comentários mais despojados. Adorei!
Ainda, conheci o Sr. Berard (ele propriamente não me conheceu, mas tudo bem), o dono de diversas das obras. Simpaticíssimo, é um cara digno de se admirar.
E havia o curador, o francês que não conseguia se comunicar e pro qual eu servi de tradutora por alguns minutos.
E mais um monte de figuras diferentes, uma diversidade quase tão grande quanto a das telas espalhas pelo museu.
O mais incrível, contudo, é que as pessoas realmente gostam de ficar perto de quem tem poder. Era aquele séquito atrás delas - da Governadora e da Secretária - porque as pessoas as conheciam. É fantástica a habilidade que as pessoas desenvolvem para papagaio de pirata (eu também: dá uma olhadinha lá no fundo da foto que saiu na ZH!)O Berard, que deve ser mais rico que todos os deputados juntos, não é cara conhecida, até ficava meio de lado.
E no meio disso tudo, havia Miró, Picasso, Renoir. E tinha Van Gogh, Matisse, Dali.
Não bastasse isso tudo, ainda tive a rara oportunidade de cantar em altos brados La Marseilleise, decorados lá nos meus distantes anos de Colégio Anchieta, Inacreditável! Que noite bem louca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEI COMENTÁRIO. ADORO PARTICIPAÇÕES!