quarta-feira, 17 de junho de 2009

RAINHA DO LAR


Você já parou para pensar na origem dessa expressão? Eu não, mas a resposta veio num "insight", no dia em que minha mãe voltou de uma viagem, depois de 1 mês no exterior.
Sim, acreditem: minha mãe passou um-mês-in-tei-ri-nho-fo-ra!!! E deixou o pai sob nossa (minha e da minha irmã Luiza)guarda.
No início, as coisas parecem fáceis, praticamente uma aventura temporária, durante a qual todos vão aprender algo enquanto o tempo passa, tranqüilamente. Ledo engano.
A mãe - em regra (ou, ao menos, como regra na MINHA casa) - é o sustentáculo básico da sobrevivência humana. Não querendo diminuir a importância do meu pai, que é o máximo. De forma alguma. A diferença é a seguinte: assim como nas empresas, na escola, na vida em geral, existe o homem-líder e a mulher-líder. Ambos têm suas qualidades natas e imprescindíveis para que as pessoas desenvolvam suas habilidades o máximo possível. Qualquer estímulo positivo é sempre benéfico, e tendo essas duas fontes básicas, o ser humano pode se desenvolver à sua potência máxima.
Mas...
Não há ordem, nem rotina, nem realidade concreta sem a mãe em casa. É a ela que recorremos na hora de chorar, de descansar, de dividir e até de brigar (brigar com o pai? eu, hein?). É ela quem mantém o "clima" da organização: não adianta deixar o cartão do Zaffari, o telefone do dentista, e a lista de afazeres, a coisa simplesmente não anda em linha reta!
Vá lá, a vida continua e as pessoas se viram, tropeçando pelo caminho, trôpegos em zigue-zague. Mas até o homem forte da casa sai do rumo e perde o prumo.
É a falta não do pulso, nem daquilo que o bombeia, mas daquilo que segura tudo junto e o mantém em harmonia e em total funcionamento. E, em geral, sequer notamos, de tão bem que funciona. Ah, o lado ruim da eficiência!...
Não por acaso, se diz popularmente que "Deus escreve certo por linhas tortas". É verdade, não tenho dúvida. Muito pai (e o meu, inclusive, com todo o mérito)vai se virando e criando e mantendo a família de uma forma admirável.
Mas, convenhamos...Se fosse uma "Deusa" a escrever tais linhas, aposto que elas seriam bem retinhas!

Um comentário:

  1. Hahahaha...Breve serás tu a Rainha do Lar!

    Colocando em linha reta o Patrick e as Patricas!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEI COMENTÁRIO. ADORO PARTICIPAÇÕES!