quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Limpinhos e bondosos


Olhem essa: Lavar as mãos ou tomar um bom banho pode deixar as pessoas menos incisivas em seus julgamentos! A constataçào é de um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra. A descoberta reforça a idéia de que os erros aparentemente forçam as pessoas a se limparem fisicamente (conhecido como “efeito Macbeth”, por causa da peça do Shakespeare, em que a Lady Macbeth, depois de realizar o assassinato que planejava, lava-se para tirar manchas imaginária de sangue, atingida pela culpa).
Segundo a pesquisa, quando fazemos um julgamento moral, acreditamos que estamos tomando uma decisão consciente e racional, mas no subconsciente estamos sendo influenciados por uma sensação de pureza. Pelos estudos, por exemplo, se, antes de um julgamento, “Se o júri lavar as mãos antes de soltar o veredicto, ele pode ser menos duro em sua decisão”.
Isso tem a ver também com aquela idéia de que o meio caótico (imagine as prisões no Brasil) levam a atos cada vez mais violentos, num ciclo vicioso que nunca acaba...
Conclusão: quem toma banho não vê coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEI COMENTÁRIO. ADORO PARTICIPAÇÕES!